Afro-simpatizantes:

domingo, 22 de agosto de 2010

Sobre o projeto.

Até meados do século XIX, período em que se inicia a expansão imperialista, a África era ainda um território cheio de segredos para a Europa e para as Américas.
Mas, apesar de o domínio europeu no continente ter durado quase 100 anos, ainda hoje, a África guarda uma aura de mistério em função de sua imensa diversidade. Abriga desertos, montanhas, florestas, savanas, a fauna mais rica do planeta, além de se dividir em mais de dois mil idiomas entre as mais diversas etnias.
Conhecendo-a melhor, entretanto, podemos dizer, que a África é, na verdade, um lugar de contrastes. De um lado, exuberância, magia, sons e sabores inebriantes. De outro, miséria, violência, epidemias, guerras, tirania.
Servindo de inspiração para filmes (Indiana Jones) e livros que ficaram na memória de várias gerações, ainda há muito o que dizer - e o que aprender - sobre o continente africano.
E é justamente esse aprendizado que o PROJETO ÁFRICA NA ESCOLA pretende ir em busca, resgatando os detalhes do passado dessa terra, de onde veio boa parte dos nossos ancestrais, descobrindo por que a África é assim tão fascinante e, antes de tudo, compreendendo nossa própria essência, já que nossa trajetória está intimamente ligada ao seu povo.
Com esses objetivos é que o Colégio Estadual José Leite Lopes, através do Projeto África na escola, retoma as atividades escolares do segundo semestre de 2010. Estaremos desenvolvendo atividades em sala de aula, trabalhando o tema África nas diversas disciplinas: História, Geografia, Sociologia, Biologia, Educação Física, Artes visuais, Literatura, Filosofia... Um esforço multidisciplinar que pretende reunir material para uma exposição de trabalhos, de fotografias, além de exibição de filmes e palestras, tudo na intenção de proporcionar a todos a oportunidade de adquirir conhecimento e - por que não? - repensar a própria identidade.

Em 2009, tive a oportunidade de desenvolver projeto semelhante em outro colégio. À época, ainda não me considerava blogueira de carteirinha, mas mergulhei no universo pouco conhecido e criei um bloguinho para divulgar as atividades da escola. A experiência, de tão gratificante, acabou rendendo muitos frutos, entre eles, a premiação do http://www.africanabarao.blogspot.com/ como "Blog nota 10", na categoria Professor, oferecido pela Revista África e Africanidades. Quem diria?!
Hoje, um pouco mais experiente, em outro ambiente escolar, permaneço no mesmo desafio de colocar o continente africano no foco das discussões. Novo blog, para tanto. A diferença é que partimos com um sem número de informações já lançadas na mídia em ano de muitas zebras na Copa do Mundo que se passou justamente na África do Sul.
Partimos daí, portanto. Refletir e compreender tudo o que se viu e ouviu falar por aí, o que não me parece tarefa fácil. Tanto mais se pensarmos que o combate ao preconceito, a desconstrução de um discurso racista e o esforço para o fim da discriminação estão longe do fim. É trabalho pesado, não tenham dúvida!
Quer participar desta empreitada?
Então vamos lá!
Todos a bordo da nossa NAVE AFRICANA!

2 comentários:

  1. Realmente a África é muito diversificada, e seria muito difícil conhecer a todos os povos e lugares de lá. Ainda assim eu queria ir lá, me juntar um pouquinho aos leões, antílopes e vários outros animais.
    Tomara que mais uma vez você seja premiada com blogs.

    ResponderExcluir
  2. Perfeito o significado que a senhora deu a África "Conhecendo-a melhor, entretanto, podemos dizer, que a África é, na verdade, um lugar de contrastes. De um lado, exuberância, magia, sons e sabores inebriantes. De outro, miséria, violência, epidemias, guerras, tirania". Adorei e já estou aí para me atualizar e navegar nesta nave, kkk'
    T: 1004

    ResponderExcluir