Afro-simpatizantes:

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Adivinha o tema do novo casulo?

Sabe aquela tela enooooorme e super colorida que dá cara ao NAVE? Estamos falando do CASULO, um banner microperfurado, feito com material sintético de alta resistência ao tempo, que exibe imagem em tela de aproximadamente 18 x 18 metros, ocupando 324m2. Em outras palavras, trata-se de intervenção de arte urbana, única na cidade.
Por esta e por outras, o programa NAVE (Núcleo Avançado em Educação) é considerado revolucionário por dentro e por fora. A fachada da antiga estação telefônica art déco dialoga com a linguagem contemporânea presente em todos os ambientes educacionais do interior do prédio.
O projeto foi concebido para expor obras inéditas de arte e tecnologia, revelar novos talentos e democratizar o acesso do grande público ao trabalho de jovens artistas.

Na inauguração do programa NAVE, em maio de 2008, o designer e artista visual, Jair de Souza, foi o responsável por desenvolver a primeira tela do projeto Casulo.
Em dezembro de 2008, os alunos do NAVE participaram de um workshop, com a presença do próprio Jair e do artista gráfico Pojucan. Juntos, eles criaram uma tela para o Natal. Em março do ano seguinte, foram escolhidas as duas artes vencedoras do 1º Concurso Casulo. A criação de Sérgio Bonilha e Luciana Ohira, de São Paulo, tomou conta da fachada do NAVE até setembro, quando foi substituída pela tela de Glaucia Hokana, também de São Paulo, outra vencedora do concurso.
A quinta arte foi produzida em um novo workshop para os alunos do NAVE, dessa vez com a participação do grupo Eboy. (veja fotos dos casulos antigos aqui)

Pois bem, o novo concurso para escolha das novas criações para o Casulo está aberto. Quem quiser acessá-lo, vá em http://www.nave.org.br/casulo/index.php.
A nova temática, "Eu, Negro" -- que não poderia ser mais revolucionária! -- reforçará a questão que já estamos tratando em nossos últimos encontros, estendendo a reflexão para a vizinhança do entorno: o negro no Brasil.
Em um país cuja formação étnica é multicultural, "Eu, Negro" vai em busca do espírito negro que se encontra em todos nós, já que há um pouco de negritude em nossa alma e em nossa herança, apesar de a consciência deste fato nem sempre ser enaltecida.
Que venha nosso próximo fruto!

16 comentários:

  1. Não podemos deixar os paulistas ganharem de novo! Tá, sem ser preconceituoso com os paulistas, nada contra, mas tomara que alguém daqui ganhe.


    Frederico Barbosa Barreto - 2004

    ResponderExcluir
  2. É muito legal a escola abrir uma grande oportunidade de esposição para os alunos como o casulo. Contará muito no currículum de um profissional ter uma atividade extra educacional.
    Acho que vou me inscrever ... rs.

    Matheus Cezar - 1003 - 22

    ResponderExcluir
  3. Acho que essa forma de atividade é muito interessante para todos os alunos no colégio e para pessoas de fora também. Ganhar uma atividade dessa é muito importante, ainda mais para as pessoas que vão para o curso de multimídia. Achei muito legal o que o colégio está fazendo, é uma ótima forma e interagir com os alunos e pessoal de fora.

    Larissa Fernandes 1003

    ResponderExcluir
  4. Ah legal nem sabia que iam mudar o casulo, "Eu, nEGRO", é um tema bem interessante, polemico assim queria poder ver os projetos, ou até tentar fazer um, a senhora disse que talvez teremos oficinas né, já pensou o projeto de um dos alunos, eu tentaria mas acho que não saberia abordar bem o tema pelo menos não só com essas informações
    Kaique Miguez / 1003

    ResponderExcluir
  5. Ótima ideia pro novo projeto. Tem tudo a ver com os projetos atuais do NAVE. *_* Vai ser muito legal receber novas oficinas, ainda mais pra mim que quero ir pra multimidia... *_*

    Espero que o novo casulo seja muito criativo e lindo.

    xD

    Beijos!

    Bianca Ribeiro - 1003

    ResponderExcluir
  6. Realmente, foi uma ótima ideia. Acho que um 'Eu Negro' na frente do colégio, e sendo um colégio bem "conceituado" faria muitos refletirem a respeito do Racismo ... Espero que o casulo escolhido esteje a altura desse tema tão rico, que é a história dos Negros...


    Caciane Almeida - 1004

    ResponderExcluir
  7. Com ideias como essa, conseguimos mostrar paras as pessoas, e para os própios estudantes, que o preconceito é uma coisa ridicula, que só serve para humilhar e prejudicar uma pessoa, que na verdade e igual a você.

    Tatiana Lemos - turma:1004

    ResponderExcluir
  8. Muito legal esse projeto e é bom que vai mostrar para todos aqueles que são racistas, que não existe "preto e branco" e sim uma enorme diversidade e culturais diferentes. O melhor é que o NAVE tem um nome ja definido com um certo valor, por ser um colégio tecnológico e tal e isso vai ser bom para ter um forte impacto !!!

    Bruno Henrique Da Silva Travessa - 1004

    ResponderExcluir
  9. Muito boa ideia, só vai reforçar um tema que é muito importante, um casulo com esse tema além de trazer reflexão aos alunos do nave, trarão tambem as demais pessoas. Roforçando a idéia de que o preconceito não leva a nada, e que independente de cor e qualquer outra coisa, todos nóis somos iguais, em pleno século XXI não dá mais pra conviver com o preconceito, gostei do novo tema que estamos trabalhando e do novo tema do casulo,

    Bjs ;*

    Luana Almeida - 1004

    ResponderExcluir
  10. Esse projeto realmente vai colar, porque como o nave ja vem trazendo grandes projetos e pelo poder de exposição do nave, as pessoas vão poder aprender um pouco mais da cultura negra e compreender melhor o lado "negro" da vida e que uma vida sem preconceito, racismo e discriminação.

    Marcos Vinicius Da Costa Palhão - 1004

    ResponderExcluir
  11. Essa idéia do casulo "EU, NEGRO" é muito bom, pois isso ira mostrar para as pessoas de fora, que a escola NAVE esta ciente de que o racismo existe, e cada vez mais ele aumenta. E que com a ajuda de todos isso pode acabar definitivamente.

    Rodrigo Fiaux - nº.: 21 - Turma: 1004

    ResponderExcluir
  12. Bem, eu acho que o casulo aqui do nave deveria servir como uma vitrine,para expor os trabalhos da galera aqui do nave, e digo mais, ja que aqui vai ser desenvolvido um projeto falando sobre racismo, nada melhor para divulgar o temo do que o casulo, mas acho que deveria ser feito pelos alunos aqui do NAVE, alunos que estão participando do projeto e talz...

    O concurso deveria ser fechado apenas para os alunos, porque aqui tem uma galera com um talento incrivel e grande potencial para produzir uma obra como esta, porque acima de td o casulo é uma obra de arte que expressa um pouco o que é o nave, como e a galera que estuda aqui e como e o ambiente !!



    NOME: Artur Cavalcante
    TURMA: 1004 N° 1

    ResponderExcluir
  13. É um bom assunto a ser abordado, pois já esta cheio de outros projetos relacionado a esse assunto. Mas esse concurso poderia ser mais divulgado , só fui descubrir hoje sobre esse concurso.Mas tirando isso acho um dos projetos mais interessantes do Nave.
    Turma: 1004

    ResponderExcluir
  14. Eu gostei muito que o tema do próximo casulo seja um assunto que tenha ligação ao espírito negro, que se encontra em todos nós, já que o Brasil é um país cuja a formação étnica é multicultural
    É esse assunto vai ser uma bela fonte de reflexão para todos nós cidadãos brasileiros e talvez também para outras pessoas do exterior, já que o NAVE está sendo bem reconhecido dentro e fora do Brasil é para certas pessoas isso vai ser uma fonte de impacto porque iremos refletir sobre o negro no Brasil.


    Nome: Sabrina do Nascimento
    Nº: 38
    Turma: 1004

    ResponderExcluir
  15. Concordo que vocês poderiam ter participado de oficinas para confeccionar o novo casulo. Mas estamos prestes a dar um grande passo no sentido de colocar a questão do negro em grande destaque! Vejam, esse novo casulo vai evidenciar um trabalho de reflexão interna, além de possibilitar o mesmo exercício de pensar para todo o entorno. Isso é muuuuuito importante, não acham?

    ResponderExcluir
  16. Semana que vem veremos o novo casulo!
    Estou ansiosa!!!

    ResponderExcluir