Afro-simpatizantes:

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Erros históricos.

Uma coisa que a maioria das pessoas no Brasil pensa é que o continente africano é um país, outra é que a história da África começa com a chegada dos europeus para capturarem escravos. Além disso, a imagem que se tem é de que na África só há homens primitivos, que andam nus e colocam o homem branco no caldeirão para comê-lo por serem todos canibais! Nada disso é verdade!
Ao contrário do que se pensa, a África tem muitas histórias. Em primeiro lugar, foi nesse continente que surgiu a humanidade. O Homo Sapiens, inteligente, forte, habilidoso e com muitas capacidades técnicas e culturais, tinha a pele negra, e somente milhares de anos depois surge o Homo Sapiens branco na Ásia, na Europa e nas Américas.
Foi no continente africano que se desenvolveram as primeiras técnicas de metalurgia, de fundição de metais, escrita, cálculos matemáticos, engenharia e comércio internacional. Outra questão que é negada pela maioria dos historiadores é que a grande civilização egípcia, das pirâmides, dos faraós, era uma civilização negro-africana. Aliás, a maioria dos faraós era negra.
Na África, antes da chegada dos europeus, existiam (e ainda existem) grandes construções arquitetônicas, navegações em alto mar, comércio internacional e trocas de mercadorias com a antiga China, o antigo Japão e a antiga Índia. Sem falar no fato de que algumas civilizações africanas entraram em contato com os índios americanos antes de Cristóvão Colombo e Pedro Álvares Cabral. Tudo isto está comprovado através de estudos históricos e achados arqueológicos.
Fica a pergunta: por que nada disso não nos foi esclarecido antes?

9 comentários:

  1. Na verdade durante um bom tempo eu também pensei que a africa era um país!
    AUHSUAHSUHAUHSUHAS'
    É bom saber que hoje também existe um grande representante negro como os faraós que é o Barack Obama :D

    ResponderExcluir
  2. Sempre nos livros e até mesmo na internet, se formos pesquisar imagens sobre esses fatos históricos, veremos que todas nos induz a pensar de que essas pessoas eram brancas. Vi na internet também, naqueles comentários do Discovery, dizem que Jesus Cristo(e a profa falou também na escola) era negro, e, todas as imagens são de brancos. É importante haver uma conscientização de todos para esses "equívocos" do dia a dia. Não sabia que os faraós e a maioria das pessoas do Egito eram negras.

    Rodrigo Ferreira - 1003 - nº 28

    ResponderExcluir
  3. Thiago Ferreira
    1004
    só por causa de algo tão idiota como o racismo, não deveriam "ocultar" certos a contecimentos da história da humanidade, pois isso não tem nada a ver com a cor da pessoa mas sim de como nós surgimos no mundo e chegamos aonde estamos

    ResponderExcluir
  4. Interessandte é ver que até eu mesmo possuia ideias extremamente erradas da origem do povo africano, e com a nova lei de iserção da historia sobre a áfrica no programa didático possa se melhorar essa imagem que os jovens tem so as origens da África e aprenderem que lá é um local de grandes historias interressantes.

    Vynicius Morais 1004

    ResponderExcluir
  5. Acho que nada disso foi esclarecido, nem publicado nas mídias como TV, jornais e etc porque até agora não sabia que foi na Africa que surgiram os Homo Sapiens, que surgiu alguns novas técnivas como a escrita, e que algumas pessoas da civilização egípcia e faraós eram negro-africanos porque ainda existe preconceito. Muito legal e interessante saber disso, devia ser publicado para algumas pessoas que ainda infelizmente são racistas, parar com isso.

    Lisa Mara
    Turma: 1004

    ResponderExcluir
  6. Basta colocar áfrica no google imagens e verás na maioria miséria e pobreza, já começa o grande preconceito. Como um continente tão amplo, com ótima cultura e inteligência pode sofrer tanta descriminação, poucos sabem que foram os africanos que deram de base a ensinamentos citados no post, se fomos parar para procurar na internet veremos que em vários sites essas invenções foram inventadas em outro lugar, qual é o prazer de ocultar os grandes inventos africanos. Se um dia a sociedade em geral começar a se informar e julgar apenas coisas concretas, teremos um mundo bem mais harmonioso.

    ResponderExcluir
  7. Verdade. Já vi muita gente falando que África é país. Na Copa do Mundo, por exemplo, muita gente dizia que era a "copa da África", como se fosse um país. Mas o país é África do Sul


    Frederico Barbosa Barreto - 2004

    ResponderExcluir
  8. Passem adiante todo este conhecimento pouco divulgado! Sejam multiplicadores! Vocês estão mais do que aptos a isso! ;)

    ResponderExcluir
  9. Mesmo sem querer, temos em mente que a África é lugar de negros e por serem negros não recebem uma devida atenção que, na minha opinião, deve ser dada a qualquer continente, país...
    Excluindo ela, deixamos de lado conhecimento e cultura. Eu, por exemplo, não sabia de nada disso professora.
    Adorei.


    Paloma Guenes, 2003

    ResponderExcluir