Afro-simpatizantes:

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Racismo, Discriminação, Preconceito: sabe a diferença?

É comum haver dúvidas.

Afinal, preconceito, discrinação, racismo... será que existe diferença?
Sim, existe!
Preste atenção às definições abaixo e ficará fácil entender:
preconceito - Opinião formada antecipadamente, sem maior ponderação ou conhecimento dos fatos. Trata-se de um pré-julgamento, isto é, algo já previamente julgado;
discriminação - Separar, distinguir, estabelecer diferenças. A discriminação racial corresponde ao ato de apartar, separar, segregar pessoas consideradas racialmente diferentes, partindo do princípio de que existem raças "superiores" e "inferiores", o que a ciência já comprovou que não existe;
racismo - Teoria que sustenta a superioridade de certas raças em relação a outras. Defende a segregação racial e até mesmo a extinção de determinadas minorias.

De acordo com essas definições, o preconceito se expressa na sociedade, mas não necessariamente segrega ou discrimina; já a discriminação promove, baseada em certos preconceitos, a separação de grupos ou pessoas. Por outro lado, o racismo mata, produz o ódio entre grupos e indivíduos.
Historicamente, o racismo se expressou, de forma clara, através do apartheid da África do Sul, até início dos anos 90, e em alguns estados do sul dos EUA, como o Mississipi e o Alabama, cujas constituições segregavam os negros, até os anos 60.
Da mesma forma, a repressão a árabes palestinos pelos judeus israelenses e o extermínio de judeus na Alemanha nazista também devem ser vistos como expressões de racismo.
Infelizmente, o racismo também se manifesta em formas sutilmente elaboradas: piadas, brincadeiras, olhares, frases de duplo sentido...
Mas, seja como for, sabemos que, hoje, no Brasil, o racismo é considerado crime e precisamos trabalhar duro para pôr um fim a isso.

22 comentários:

  1. Quando paramos realmente para pensar, que vemos essa diferença. Nós as vezes achamos que preconceito, racismo e discriminação e a mesma coisa, porem mesmo os tres levando ao mesmo foco, tem significados diferentes.
    Concordar com um desses temas não quer dizer que você seja errado, o errado e atingir as pessoas a sua volta pelo que você pensa.Uma frase que gosto muito é como dizem, AONDE VC GUARDA SEU RACISMO? temos que saber o que falamos porque, muitas vezes meras palavras atingem algumas pessoas. se fosse para eu falar aonde quardo meu racismo, seria no medo, pois e um lugar aonde meio que fazemos um padrão em nossas cabeças. Quando olhamos um senhor negro no meio de uma rua escura ja achamos coisas as quais nem são, apenas pela sua forma fisica, mesmo não sendo racista, nem preconceituosa. O mundo e feito de pessoas, então temos que parar para pensar, todos somos iguais, independente de raça, cor, e tudo!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Por mais que as pessoas tentem mudar em relação as esses atos acredito que são estimulado por certos fatores como a família fatos que são mostrados a ela na televisão as pessoas continuarão a cria esse fatores por acreditar que oque um faz o outro é igual isso acredito que isso seria o maior fator de criação de preconceito e fica difícil para elas quebrar esse preconceito pelo medo queque é proposto pelo que ela ouve e oque ela vê isso eu percebi com oque o professor de filosofia falou sobre o domínio da industria cultural sobre as pessoas

    ResponderExcluir
  4. Nome:Paulo Afonso Silva De Macêdo Nº24 Turma:1003

    Bem,o racismo,preconceito e a descriminação.
    são coisas que infelizmente ainda existem no Brasil,na minha opinião muita vezes isso hocorre por causa da educação que a pessoa recebeu, ou seja ainda a gente que não esta sendo bem educada no nosso país,acho que isso deveria acabar,mas vejo que isso é uma das coisas que so vão melhorar com o tempo e com a melhora da educação não so no nosso país,mas no mundo.

    ResponderExcluir
  5. Hoje em dia ha muito preconceito ainda, pois teimamos em pensar e falar e julgamos uma coisa sem conhecer. Isso é muito ruim. Mas ja estamos acustumados a isso. O racismo é um crime e não deve ser feito por nós, mas nao deve ser feito só porque é um crime, mas sim por respeito. Não adianta só falarmos o que é certo sem agir.

    LARISSA 1003

    ResponderExcluir
  6. Racismo, preconceito e discriminação são tres fatores diferentes, mas todos eles levam ao mesmo caminho.Caminho esse que divide a população.A pessoa ser um desses fatores não é nada fora do comun, cada um tem uma maneira de pensar sobre o próximo, mas não nescessariamente ele deve dizer ou espressar de alguma forma que ofenda o mesmo. Esses fatores surgiram da desigualdade da população. Desigualdade essa, que o Brasil poderia lutar para por um fim ou até mesmo diminuir a quantidade de pessoas racistas, preconceituosas e que descriminem o outros. Assim como a Laiana concordo que somos todos iguais independente de raça, cor, e tudo!

    ResponderExcluir
  7. Claudio Luiz 1004

    Preconceito,discriminação, e racismo. 3 coisas que, melhorariam o mundo se não existissem. Mas a humanidade, em sua maioria, se "polui" muito facilmente. Devemos lutar contra isso, para que possamos melhorar o relacionamento com o mundo, o país, e também, com nós mesmos.

    ResponderExcluir
  8. Cada um desses fatores leva ao outro, o preconceito criado devido aos padrões impostos pela sociedade leva à discriminação e esses dois juntos formam o racismo que apesar da época em que nos encontramos continua forte e está longe de desaparecer, principalmente graças a incapacidade das pessoas de ter mais amor ao próximo ou então de confiar mais um nos outros.

    Bruno Porto T:1004

    ResponderExcluir
  9. Os três fatores, preconceito, discriminação e racismo, são diferentes, mas todos levam a mesma ideia. O racismo é formado à partir da discriminação, que é composto pelo preconceito "padrão" imposto pelas diferenças de uma sociedade, que já é algo historico, como exemplo o Apartheid.

    Vinício Paulo nº:27
    Turma: 1004

    ResponderExcluir
  10. Normalmente nós podemos ver algumas pessoas empregando essas palavras com o sentido de outras.
    Mas de qualquer forma é notável ressaltar que tanto o preconceito,como a discriminação e o racismo são desprezíveis.
    Nós devemos ter a mente mais ampla.
    A própria mídia estimula esse tipo de padrão. E quando "você" sai desse grupo se torna diferente, você fica rotulado como estranho. Criando assim um esteriótipo.
    Pela primeira vez eu pude ver uma princesa negra na Disney no filme A princesa e o Sapo. Só depois de 87 anos de sua fundação... não há muito o que se dizer. Os fatos já falam por si. Nós devemos quebrar esse ciclo.
    Ah, e o filme é ótimo. Recomendo.


    Vanessa Paiva -1004

    ResponderExcluir
  11. Eu acho o preconceito muito parecido com discriminação que também tem algo em comum com o racismo o que nos leva diretamento novamente ao preconceito eassim forma-se um ciclo vicioso.
    Lucas Albuquerque
    Turma:1004

    ResponderExcluir
  12. A descriminação é consequêcia do preconceito, então deveríamos acabar com o preconceito para que a discriminação não aconteça. As pessoas deveriam parar de julgar os seres humanos em geral, pois como a professora mesmo falou, todos somos iguais! Foi comprovado biologicamente que somos diferentes apenas 0,01%, ou seja, nada. Então pra quê tantos e tantos preconceitos !
    A tecnologia, a ciência, os modos de vida, a moeda, o presidente, tudo muda menos a cabeça das pessoas que veem o preconceito como uma coisa certa. Temos informações suficientes para saber o certo e o errado, porque ao invés de julgar, as pessoas não fazem uma pesquisa para entender e refleti sobre os negros e verem que é inútil o ato de distinguir os seres.

    ResponderExcluir
  13. Infelizmente o mundo tem preconceito,discriminação, e racismo. Eles dizem que a raça negra é tão inferior, se isso fosse verdade os EUA não teria um presidente negro e através desses preconceitos eles lutam para um mundo melhor e que trate todo mundo igual.

    ResponderExcluir
  14. Desculpa professora, foi o engraçadinho do Marcos Palhao que fes esse comentario acima.

    O precoceito o racismo e a discriminaçao, cada um tem a sua característica, o preconceito ja dis pelo nome que é um pré conceito sobra algo ão somente sobre raça mas sobre varios outros açuntos. Discriminaçao é um ato de separar, e uma forma disso por exemplo são os jornais, por exemplo, a globo controla os jornais extra e o Globo, e eles fasem os dois jornais de uma forma em que o globo e para a classe mais alta da sociedade, e o extra e mais para o povao, isso e mais evidente se compararmos o meia-hora e o extra.E o rascimo como tambem o proprio nome ja diz e uma forma em que a pessoa acredita em uma superioridade de uma raça.



    Nome-Lucas ALbuquerque nº 15

    ResponderExcluir
  15. Gostei muito de saber sobre isso, porque eu realmente não sabia que tinha diferença. Mas acho que todos os três nos levam ao mesmo lugar: a separação.
    tenho certeza que nem o preconceito, nem o racismo e nem a discriminação nos levaram a lugar nenhum, muito pelo contrário. Muitas pessoas executam esses conceitos sem perceber. Até nós porque mesmo não percebendo fomos criados com um padrão pré estabelecido. Como a senhora mesmo disse na aula professora, é o cabelo que nós queremos liso, os olhos claros, a vendedora mais bonita ou branca, e a negra que fica no estoque...
    Não concordo nem um poudo. Acho que negros, brancos, asiaticos,amarelos, pardos, tanto faz. Somos todos iguais, porque o que importa não é de onde a gente veio, mas pra onde a gente vai!
    Beijoss
    Gabriela Bueno - 1004

    ResponderExcluir
  16. Desculpa professora, foi o engraçadinho do Marcos Palhao que fes esse comentario acima.

    O precoceito o racismo e a discriminaçao, cada um tem a sua característica, o preconceito ja dis pelo nome que é um pré conceito sobra algo ão somente sobre raça mas sobre varios outros açuntos. Discriminaçao é um ato de separar, e uma forma disso por exemplo são os jornais, por exemplo, a globo controla os jornais extra e o Globo, e eles fasem os dois jornais de uma forma em que o globo e para a classe mais alta da sociedade, e o extra e mais para o povao, isso e mais evidente se compararmos o meia-hora e o extra.E o rascimo como tambem o proprio nome ja diz e uma forma em que a pessoa acredita em uma superioridade de uma raça.

    Nome-Lucas ALbuquerque nº 15 T:1004

    ResponderExcluir
  17. No final das contas é tudo parecido. Todos causam separação e desunião das pessoas, e brigas e até mortes podem acontecer.
    As torcidas organizadas às vezes são assim. Nesse caso, a cor nem importa. Aí já é o cúmulo do fanatismo pelo seus times de futebol.


    Frederico Barbosa Barreto - 2004

    ResponderExcluir
  18. Termos parecidos, com contextos diferentes. Interessante como a falta de informação faz a gente pensar que são a mesma coisa. Essas palavras parecem sempre presentes, ainda que tentemos apagá-las ou ignorá-las. Seja quando as ouvimos contra nós ou contra alguém próximo. Talvez demore muito para deixarem de serem utilizadas. Parece que somos educados a aplicá-las nos outros - e até em nós mesmos! Ainda temos muito o que melhorar...

    ResponderExcluir
  19. Como a Lucia disse, são termos bem parecidos e que normalmente as pessoas confundem eles entre si, mas como vimos no post, podemos perceber que se formos "traduzir" as palavras, percebemos que elas tem significados bem diferentes, mas se formos parar para analisar, tudo basicamente nos diz a mesma coisa, "rejeitar o seu semelhante de alguma forma", e isso eu com certeza acho um absurdo, pois devemos respeitar que é igual a gente, e sim, todos somos iguais, independente de cor, raça, cultura ou religião

    George L.L. Alves // Turma: 1004 // nº - 10

    ResponderExcluir
  20. Beleza! Vejo que todos aprenderam direitinho! :D

    ResponderExcluir
  21. É, dizem que no Brasil não à preconceito, mas pelo que vejo ainda temos muito que caminha, principalmente na discriminação racial, mas não só nela como em muito outros casos que acontece em todo população.

    Nome: Raphael Bueno
    Turma: 2003 N° 34

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir