Afro-simpatizantes:

terça-feira, 19 de outubro de 2010

E você o que pensa?

"Este curta é mais um daqueles filmes que não fecham nada, pelo contrário, abrem diversas interrogações preciosas e necessárias de serem feitas no Brasil. Desperta a simples pergunta: "Existe racismo no Brasil?" ou, de forma mais elaborada, "Como o racismo opera de fato?".
De qualquer forma, é uma obra importante, numa época em que diversas pessoas garantem que o Brasil está mudando e se tornando menos racista.
As produções audio-visuais brasileiras continuam marcadas pela brancura dos atores e temáticas, apesar do acesso de alguns atores e atrizes negros(as) a papéis interessantes. Na verdade, talvez a temática, atualmente, seja o elo mais fraco, tendo em vista que não temos diretores, roteristas, produtores, escritores, etc. negros, ou mesmo com a sensibilidade para a temática racial. O diretor deste filme, Joel Zito, é uma exceção que confirma a regra." (texto de Aninejf, professora de português e literatura, no canal youtube http://www.youtube.com/user/aninejf)
O curta, de que fala a professora acima, tem 23 minutos de duração, chama-se VISTA A MINHA PELE e é encontrado no youtube. Vale a pena conferir e refletir sobre as questões apresentadas!
Abaixo, os links:

Parte 1:

Parte 2:

Parte 3:

Não deixe de comentar!

40 comentários:

  1. Legal. Se o cara é capaz de dirigir ou fazer qualquer outra coisa, por que não? Então, acho que sempre deveriam avaliar as pessoas pela capacidade, não pela cor, ou qualquer outra coisa.


    Frederico Barbosa Barreto - 2004

    ResponderExcluir
  2. Isso aí, Frederico! A cor da pele é só um pequeno detalhe.

    ResponderExcluir
  3. Puts! Eu queria ter feito esse filme! Sempre quis fazer uma história que visse a "história" de outra forma. O que mais gostei foi a mudança de papel que fizeram entre fatos históricos e políticos. Isso me chamou muita atenção. Curiosamente, a protagonista até tenta mudar sua aparência para parecer com os negros. Isso me fez perceber tb q muitas pessoas de pele negra deixam seus cabelos ao estilo "branco". Muito interessante essa visão do filme.

    Bjks fessora"

    Lúcia Lemos 1004

    ResponderExcluir
  4. Bom sem comentários para esse filme, eu gostei muito da visão e das modificações que ele fez, o roteirista e os produtores foram muito criativos fazer essa modificação de percepção, resumindo eu só poderia dizer que gostei do filme.

    Lucas Mathias
    1003

    ResponderExcluir
  5. Esse Media metragem é exelente...
    Ele fugiu do esteriótipo e mostrou outra visão de mundo.A beleza é vista de outros jeito os pensamentos são de outra maneira...

    Nome:Julio Cezar
    Turma:1003

    ResponderExcluir
  6. Lúcia Lemos 1004

    Eu acredito que a humanidade evolua, apesar de tal processo ser lento. Já enfrentemos diversos desafios e nos superamos ao longo da história, embora, o ponto do racismo e preconceito em geral parece permanecer mesmo com nossos avanços. Eu acredito que o preconceito tem diminuído aos poucos - mas ainda não da forma necessária.

    O maior problema está no controle da informação e na educação manipulada dos jovens do mundo. Se não houvesse tal manipulação (e isso, infelizmente, está sob o comando daqueles que crêem que sua raça é superior), esse problema já teria se resolvido a muito tempo.

    A mudança deveria começar desde a pré-escola, mas a maioria dos educadores insiste em idéias errôneas sobre as outras culturas e antigas. Justamente eles, que deveriam ajudar a acabar com idéias que, infelizmente, são passadas de geração a geração. Tomara que as novas leis contra essa "má educação" possam contribuir para o fim dessa "herança racista".

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Adorei esse filme, porque ele conta a história de outra forma e com isso me vez perceber como a desigualdade racial e definada pela sociedade e como algumas pessoas ainda olham para outras achando ser superior só por causa da cor sendo que somos todos iguais e que a cor da pele é só um pequeno detalhe. E esse filme mostra que as vezes por sofrerem preconceito e por serem tratados como pessoas incapacitadas ou inferiores estas pessoas tendem à se modificar para tentar ficar dentro dos "padrões" que a sociedade estabelece.

    Nome: Sabrina do Nascimento
    Nº:38
    Turma:1004

    ResponderExcluir
  9. Essa história nos mostra outra versão da história que ouvimos e assim percebemos que uma coisa simples que é a cor pode se tornar algo tão perverso, que resultou na escravidão.
    Uma coisa que achei muito interessante foi ver como as pessoas tentam se padronizar aceitando o preconceito. muito show, adorei.

    Diego Lopes
    N° 32
    Turma: 1003

    ResponderExcluir
  10. Eu gostei muito desse filminho, fiquei querendo saber quem iria ganhar (HAHAHA).
    É um pouco disso que acontece hoje em dia. Mas isso é muito explicito, nós sabemos que o preconceito que há hoje não. Desde a pré escola as professoras do prézinho nos diziam : O escravo era um negro mizeravel, pobre que só trabalhava para os brancos. Isso influencia muito as crianças que nao tem opinião formada do assunto e nem conhece direito. Isso é muito ruim.

    A verdade é que todos nós temos que "comprar a dor" dos outros, neste caso dos negros, e tirar essa questão racista no nosso pensamento. Dessa forma, se começarmos por nós, nossos filhos, netos, não terão essa mente cheia de erros como dos tempos passado e um pouco dos tempos de hoje. Eles não vão ter preconceito, seja ele de cor, raça ou de qualquer coisa. Acho que só uma reeducação cultural pode mudar isso.

    Larissa 1003

    ResponderExcluir
  11. Po, realmente, eu achei esse curta muito legal e interessate, uma forma de denunciar o racismo para os outros, mas de uma forma diferente, achei que esse curta foi feito mais para que as pessoas brancas racistas se colocacem no lugar dos outros, sentirem na pele como é a discriminação racial, muito interessante e uma forma séria e criativa de fazer isso!
    O que importa não é a cor da pele, mas sim a pessoa em si!
    só queria saber quem ganhou a competição lá da escola da Maria, hsuhsuhsuhushushus. XD

    Raphael Guarnieri
    Nº 27
    Turma: 1003

    ResponderExcluir
  12. "É mais um filme daquela safra que não fecha nada, só abre diversas interrogações preciosas e necessária de serem feitas neste Brasil" A sua definição diz tudo, CARAMBA, muito bem bolado de certa forma faz todos nós olharmos o que foi feito, as vezes é preciso olhar de outro ângulo para ver melhor, ver o quanto o preconceito é horrível, excelente Média, também queria saber qual delas ganhou =), rsrsrs

    Kaique Miguez / 1003

    ResponderExcluir
  13. '' O assunto abordado como o inverso nos faz refletir que o racismo (discriminar uma pessoa só pela sua cor) não faz sentido. Devemos julgar as pessoas pelos seus atos, que na maioria das vezes isso não acontece, devido a um conjunto de culturas trazidas do passado que influenciam até hoje o preconceito da raça.

    Enfim, professora eu já vi em filmes e vejo no mundo real O PROBLEMA, mas eu nunca vi num filme ou uma pessoa falando COMO SOLUCIONA-LOS, então essa conclusão que o filme me deu agora após vê-lo eu já tinha tirado desde que me conheço por maduro para entender isso.

    Então o que devemos buscar incansavelmente não é mostrar o problema mais sim a forma de como soluciona-lo, porque quem não sabe que ele existe só pode ser cego...

    Vynicius Morais 1004

    ResponderExcluir
  14. Nossa me emocionei muito com esse filme. Eu queria muito que o mundo fosse desse modo. E juro que não é hipocrisia... Queria que os negros estivessem no lugar dos brancos e vice e versa, porque acho tão injusto as pessoas definirem alguém pela cor ou pela aparência... É tão frustrante. Não somos melhores ou piores pela nossa cor e ponto.

    Acho que sim, um dia as coisas serão diferentes. Mas claro que isso vai levar muito tempo, porque enquanto houver aquele preconceito indireto as coisas serão impossíveis de ser mudadas. Enquanto aquele branquinho de olho azul disser que não é preconceituoso, mas só achar os branquinhos bonitos ou tremer de medo quando passar por um negro na rua achando que ele pode ser um assaltante, as coisas não mudarão.

    Você tem quer ser sem preconceito e provar isso.

    Negros e brancos tem que aceitar as diferenças e alguns traços da cultura um do outro, pra que um dia finalmente, essas culturas se tornem unas de vez. Para que, jogar capoeira não seja visto apenas como um esporte da cultura negra, ou que ser negro e ser protagonista de novela das oito, ou ainda, presidente não seja algo histórico e único. As coisas tem que vir a fluir naturalmente algum dia e eu tenho fé de que isso vai acontecer. Me recuso a pensar que as pessoas podem continuar a serem tão limitadas e preconceituosas a ponto de perpetuar esse racismo e essa discriminação sem sentido por muito tempo.

    Todos nós temos direito os mesmos sonhos e as mesmas oportunidades. O que tem que nos diferenciar são nossas atitudes e personalidades e não a nossa cor de pele.

    Esse vídeo é muito interessante e muito criativo. Ótima iniciativa. Como já disse, me colocou para avaliar muitas coisas e me emocionou muito.

    Abraços.
    Bianca Ribeiro/1003

    ResponderExcluir
  15. Show, este fime, bem diferente dos outros, pois se trata de um racismo em relação ao branco (não que não existe, mas estamos acostumados a ver o racismo contra os negros).

    Respondendo a pergunta, eu acho que devemos tomar conciência dos atos e não discriminar nenhuma pessoa, pois é por isso que o mundo não vai pra frente.

    João Paulo
    1003
    10

    ResponderExcluir
  16. ahh, e respondendo a pergunta da Maria, eu acho realmente, que um dia isso vai mudar, o racismo, o preconceito e a discriminação, isso é uma atitude rdicula, pois é a pessoa, a personalidade dela que realmente importa, mas muitas pessoas não consideram isso e se acham superiores do que os outros, mas na verdade essas mesmas pessoas estão sendo inferiores, inferiores no seu ser, na personalidade, são infoexcluidos, pessoas pobres de espirito, mas mesmo com esses erros no ser humano, eu ainda acredito mesmo que um dia isso vai mudar, não só o racismo, como varios outros tipos de preconceitos, embora pareça dificil e as coisas estejam ruins, acho que tudo acaba bem, e se ainda esta ruim, é porque ainda não acabou!

    ResponderExcluir
  17. Eu achei esta curta metragem, muito boa,pois o roteirista teve uma idéia diferente.E não é a cor das pessoas que as tornam melhor do que as outras, e sim o que as pessoas são por dentro.

    Nome:Paulo Afonso .
    Turma:1003

    ResponderExcluir
  18. Gostei muito do curta, nada no filme deixa de ser real, é tudo que vivemos nos dias de hoje, só que no filme inverteram as coisas. Hoje em dia esses tipos de coisas acontecem com os negros, e no filme isso acontece com os brancos, para que nos fizesse refletir e nos botar no lugar daqueles que passam por problemas como, racismo, preconceito e discriminação. Sim, somos todos iguais e capacitados a qualquer coisa, as pessoas deveriam ser avaliadas pelo que ela é interiormente e não pela aparencia ou cor. Existem muitos negros mais inteligentes do que brancos.
    Respondendo as perguntas:
    A credito que tudo isso irá mudar mesmo que seja um processo lento, ja tivemos uma boa evolução até os dias de hoje, a quantidade de pessoas preconceituosas ou algo do tipo, comparado a quantidade das mesmas a anos atras ja diminuiu bem, conforme a nossa evolução acredito que o numero dessas pessoas iram sumir. Mas pra isso precisamos todos dar oportunidades, tratar de forma igual e não enchergar nenhuma diferença entre pobres, ricos, negros e brancos,etc.

    Kyanna Musa - 1003

    ResponderExcluir
  19. Pedro Henrique G Galdino2 de novembro de 2010 às 19:19

    Cada vez mais, quando me deparo com filmes, curtas, imagens ou sejá lá o que for que toca nesse assunto, eu me emociono. É como se cada um sempre despertasse em mim uma sensação triste, porém ainda sim real! É evidente que por mais triste que sejam estas situações, sempre estarão presentes, e sempre teremos de nos conformar, e ajudar o máximo que puderem, por mais '' pequena '' que for a nossa ajuda, sempre ajudará muito!

    Respondendo a pergunta da Maria no final do vídeo... Eu não posso ter certeza, mas eu acho que essa situação vai mudar sim! Mudar, melhorar, talvez até se extinguir! Eu prezo para que um dia possamos viver em um mundo sem discrimanação, sem preconceito, sem racismo! Mas esse mundo ainda é um sonho, um sonho bem distante. E por enquanto, tudo que realmente podemos fazer, é ajudar, ajudar e sonhar!

    ResponderExcluir
  20. O filme é bem interessante pois nos faz ver a situação de um outro ponto de vista, com a inversão dos papéis, negros como brancos e vice versa.E na minha opnião vendo o filme assim algumas pessoas preconceituosas podem enxergar a situação mais claramente, podem pensar "E SE FOSSE EU?".
    Quanto a pergunta que a menina faz ao final do vídeo: Na minha opnião eu acho que a situação vai mudar, já vem mudando ao longo dos últimos anos, eu acho que o preconceito a alguns anos atrás era muito maior do que hoje em dia e espero que no futuro esse preconceito desapareça.

    Marcos Vinícius da Costa Palhão
    Turma:1004

    ResponderExcluir
  21. Respondendo a pergunta do filme:
    Em minha opinião a discriminação de hoje comparada com a discriminação que existia no passado e bem menor, e acredito que com o passar do tempo ela ira diminuir cada vez mais, de forma que o pensamento da sociedade for evoluindo. Porem para tristeza de todos acredito que por menor que a discriminação seja ela nunca ira para de existir.

    Aluno: Lucas Mathias
    N°:19
    Turma:1003

    ResponderExcluir
  22. Volto a dizer, falar sobre negros, escravidão é sempre muito dificil, e em minha opinião, esse assunto não terá um fim, pelo menos, nem tão cedo.
    O filme retrata uma realidade que, apesar de estar viva no dia-a-dia de todos nóis, basta um simples ato da populaçaõ, para exorcisar esse “PROBLEMA” (racismo, preconceito e discriminações) que tanto aflora a vida de muitos brasileiros.
    Respondendo a pergunta da menina, acho que muito, mas muito dificilmente esse assunto irá extinguir-se, devido ao tratamento que desde pequeno, as crianças são submetidas. Desde pequeno eu ouço que os negros eram escravos, isso é verdade, mas acho que depois dessa mensagem, os adultos, professores poderiam enfatizar que acima de tudo, os negros são “GENTE”, assim como qualquer branquinho de cabelo liso. Eu particularmente torço para que esse assunto seja dizimado da nossa sociedade, pois tenho certeza que, quando a população si conscientizar de que somos todos iguais, independentemente de quaqluer caracteristica, nosso mundo será bem melhor.

    NOME: Kennede Cristino T Junior
    Nº: 16
    TURMA: 1003

    ResponderExcluir
  23. O curta - metragem " Vista minha pele " é bem interessante, pois mostra o papel invertido da realidade. E acho que quando vemos esse curta podemos perceber como os negros se sentem com o racismo de hoje em dia.
    E sobre a pergunta que Maria fez no final do curta, eu acho que essa situação pode mudar, e nos dias atuais ja esta mudando, e com a conscientização de todos isso pode acabar definitivamente.

    Rodrigo Fiaux N°.: 21
    Turma: 1004

    ResponderExcluir
  24. Muito interessante esse filminho, ele é o inverso da realidade, pois o que o branco passa nesse filminho na realidade quem passa por isso é o negro! E esse filminho nos faz analisar bastante o que eles sofrem que não é uma coisa legal. E esse negócio de racismo, preconceito e discriminação é na verdade muita palhaçada, pois na verdade somos todos iguais e a única coisa que é diferente mesmo é a cor, que também não afeta em nada afinal é apenas a pigmentação que é diferente. E como muitos disseram não é apenas a cor da pele que diz quem são as pessoas e sim o carácter.

    Stephane Soares, 22
    1004

    ResponderExcluir
  25. Esse realmente é um tema que emociona. A ajuda ao próximo é essencial em situações que envolvam este tema, e fico espantado o quanto ainda existem pessoas que não dão a mínima ou que são a favor. O filme mostra os brancos passando por realidades que são vivenciadas dia-a-dia por negros na atualidade.
    Respondendo a pergunta da menina, acho que isso não será uma diferença exclusiva, acho que o que acontece com uma pessoa pode simplesmente acontecer com outras, só depende do pensamento de cada um.

    João Gabriel da Costa Nº-9
    Turma: 1003

    ResponderExcluir
  26. É claro que todos, um dia, seremos tratados igualmente, porém, tem de haver sempre uma política forte que haja justamente combatendo esses tipos de discriminação, e esse processo demora muito tempo. Além desse combate, todos temos que sentir na pele ou pelo menos imaginar como é ser discriminado, para que possamos nos conscientizar e influenciar as futuras gerações para que sigam todos esses exemplos positivos.

    Esse filme justamente tenta mostrar como seria se tudo fosse o contrário que hoje em dia acontece em vários lugares, tenta nos colocar um pouco desse exemplo que quis dizer, é muito importante que isso sempre esteja acontecendo e que a mídia, que leva a informação hoje para todos, forneça esse material por muitas mídias como Tv e rádio, se não fosse meu colégio e a professora através desse blog provavelmente não teria visto esse vídeo na televisão ou até mesmo pela internet.

    Rodrigo dos Santos Ferreira - 1003
    nº28

    ResponderExcluir
  27. Em minha opinião aumenta a ênfase dada a esse assunto, que é de total importância, deve-se lutar contra a discriminação, preconceitos e o racismo termo referido no filme....
    atualmente o racismo ainda é muito intenso dos brancos para com os negros, porém isso é uma coisa da qual não podemos simplesmente não fazermos nada em relação ao mesmo...acredito que como o filme mostra só que de forma geral, deixando frisado, o racismo do negro para com o branco.
    Em minha opinião toda e quaisquer forma de racismo, discriminação ou preconceito deve ser banido de qualquer sociedade civilizada, e acredito também que não tardará até essa sociedade pensar de forma igualitária, sem segregação ou desigualdades!!!

    Vinícius Teixeira - 1003
    nº:31

    ResponderExcluir
  28. O Filme é mto interessante, pois fala do tema racismo com uma visã diferente e, isso naum é muito comum!!

    Bom, o recismo ainda é muito presente no nosso dia-dia, mas com ações de pessoas que nao acreditam que outras deve ser julgada pelo seu tom de pele, um dia conseguiremos acabar com esse grande problema.

    Gabriel da Hora e Silva, 07
    1004

    ResponderExcluir
  29. Muito legal o curta, ainda mais pelo fato de que culturas puderam trocar de pele. Essa troca nos faz enxergar coisas que passam despercebidas no nosso dia a dia. Como por exemplo, as escovas de cabelo.
    Deve ser muito difícil para uma cultura, como a cultura afro sobreviver hoje em dia, pois muito se perde com o tempo e muita coisa é omitida na história.
    Eu acho que o racismo um dia irá ter seu fim, pois pelo que vejo em meu círculo social, nenhuma pessoa tem preconceito por cor. Eu acho que a questão do racismo vem se perdendo de geração à geração. Talvez demore um tempo, talvez não, porém o importante é que isso tenha um fim.

    Matheus Cezar - 22 - 1003

    ResponderExcluir
  30. O racismo é mais comum com os negros. E esse curta nos dá a "oportunidade" de ver um branco sofrendo o que um negro passa. Isso deveria ser uma lição para todos, não só para os brancos.
    O racismo já vem de muito tempo atrás. E mesmo que a mentalidade da sociedade evolua, ele sempre existirá. Pode ser até que diminua, mas sempre estará no meio de nós.
    Respondendo às perguntas:Isso tudo pode mudar. E como TUDO que deve mudar precisa de uma ajuda, todos nós devemos ajudar para que no nosso mundo não tenho nenhum tipo de preconceito, discriminação, racismo...
    Seria perfeito que as pessoas olhassem uma para as outras e amassem-as, não as menosprezarem. Queria -e quero- que isso tudo acabe, que olhem os negros assim como olham os brancos. Quero que a teoria da igualdade seja praticada por todos.

    Nome: Thamara Collares
    N°: 33
    Turma: 1003

    ResponderExcluir
  31. O racismo é uma coisa boba, porem acho que isso nunca ira acaba, pois ja existi a um bom tempo porem acredito que ele esta diminuindo o que é bom.
    Deve ser horrivel você ir a um restalrante por exemplo e não ser bem recebido semplimente por que vc é de uma cpr diferente das dos demas.

    Nome:Diego Fagner.
    Turma:1003.
    N:37.

    ResponderExcluir
  32. Amanda Julião - 10033 de novembro de 2010 às 09:23

    Este curta fez com que nós vissemos o contrário do que normalmente acontece. O racismo existe há anos e ainda existe, mas hoje em dia ele está menos exposto, as pessoas que ainda tem esse preconceito se "guardam" mais.
    Resposta da pergunta:
    Acredito que com o passar do tempo o racismo, discriminação, preconceito diminua, mas acabar totalmente acho bem difícil. Para que estes mesmos continuem diminuindo as pessoas devem ser mais receptivas e aceitarem as diferenças de cada um, mesmo a cor da pele que é uma diferença tão pequena.

    Amanda da Silva Julião - 1003

    ResponderExcluir
  33. Laiana Torres Jager 10033 de novembro de 2010 às 09:26

    E muito interessante como eles mostram o preconceito e o racismo. A mudança de mundo onde a menina branca que vivia esse preconceito . Demostrando como ela se sente,como se reprimia em relação a tudo e a todos, a nossa raça não diz nada o que faz de nos melhor ou pior e nosso esforço, nossa determinação . Muitas vezes são reprimidas apenas por quererem ser iguais todo mundo, mais para que tanta desigualdade se no fundo somos todos iguais? Temos que tentar não pelo os outros, mas sim por nos mesmos. Não sei explicar mais vendo dessa forma da mais impacto, percebemos bem melhor como as pessoas negras se sentem em relação ao racismo. Para responder- mos as perguntas da menina só depende de nos, e como diz no filme “são as pequenas ações, que vão somando e formando as grandes ações”.

    Laiana Torres Jager - 17 - 1003

    ResponderExcluir
  34. O filme é muito interessante, pois demonstra a história de uma forma diferente e que sempre pensei. Nos faz refletir e assim se colocar no lugar do outro.
    Respondendo as perguntas:
    Eu acretido que tudo isso pode mudar. O racismo e o preconceito um tempo atrás era muito pior e podemos perceber sem dificuldades essa grande mudança. E penso que essa melhoria não irá parar agora, só será maior ao passar dos anos. Pois não consigo imaginar esse preconceito e descreminação sem sentido com as pessoas que possuem uma cor de pele diferente, mas que tem a mesma capacidade de exercer qualquer atividade.A cor de pele não debilita uma pessoa de nada.

    ResponderExcluir
  35. para responder a resposta da menina eu acredito que sim e ainda mais com um video como esse, pois dessa vez ele nao amostra negros sofrendo onde provavelmente quem visse acharia isso normal que uma pessoa branca nunca passaria por isso .mas com os brancos eles veriao sua propia cor passando oque milhoes de pessoas passao acredito que esse metodo de colocar uma raça na situaçao da outra foi muito bem pensado muito legal

    ResponderExcluir
  36. Eu achei muito interessante ese filme, acho que as pessoas não deveriam ter preconceitos de nenhum modo, todos nos somos iguais, temos os mesmos direitos, mesmo preconceito não sendo to explicito hoje em dia, ele ainda existe, mais não deveria existir.
    ahh, e poxa eu queria saber quem ganhou =]

    Isabela Caroline n°8 turma:1003

    ResponderExcluir
  37. Gotei muito do curta, acho que isso é o que as pessoas que lutam contra o preconcito gostariam de fazer, poder ter voz, mostrar que tudo pode ser diferente, divulgar mostrando que isso ainda existe e fazer com que outras pessoas sintam na pele oque o preconceito causa e assim fazê-las comprarem essa luta.

    Glenda Teresa- 1003

    ResponderExcluir
  38. KKK.... gostei muito da ideia desse video fazer o oposto como os negros sendo brancos e brancos sendo negros. Ve se passa esse video na aula . Acho que as pessoas não deveriam ter preconceitos de nenhum modo.A cor de pele não debilita uma pessoa de nada.

    Marcelo Augusto 1004

    ResponderExcluir
  39. O filme é muito interessante, pois demonstra a história de uma forma diferente e que sempre pensei. Nos faz refletir e assim se colocar no lugar do outro.

    Você tem quer ser sem preconceito e provar isso.

    Negros e brancos tem que aceitar as diferenças e alguns traços da cultura um do outro, pra que um dia finalmente, essas culturas se tornem unas de vez. Para que, jogar capoeira não seja visto apenas como um esporte da cultura negra, ou que ser negro e ser protagonista de novela das oito, ou ainda, presidente não seja algo histórico e único. As coisas tem que vir a fluir naturalmente algum dia e eu tenho fé de que isso vai acontecer. Me recuso a pensar que as pessoas podem continuar a serem tão limitadas e preconceituosas a ponto de perpetuar esse racismo e essa discriminação sem sentido por muito tempo.
    juliana licurgo _ 1003

    ResponderExcluir
  40. Marcelo,
    Também gostaria de tê-lo exibido em sala, mas não foi possível porque o áudio é muito ruim.
    Mas vejo que a maioria assistiu por aqui. Já está bom!

    ResponderExcluir