Afro-simpatizantes:

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Semana da Consciência Negra

A TVE Brasil reservou espaço em sua programação para celebrar o Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro em todo o país. As atrações especiais que vão abordar a identidade e a cultura negra começam mais cedo, já na próxima terça-feira (16), com Expedições (às 19h30). O programa resgata a história do Quilombo dos Palmares, nação criada por negros fugidos de engenhos e terra do líder Zumbi, tema de nossas últimas aulas de História (1º ano).

Quilombo dos Palmares - Expedições (16-11, 19h30)
O Comentário Geral apresenta uma edição especial sobre o tema e discute os múltiplos significados da palavra NEGRO, no programa que vai ao ar na quarta (17), também às 19h30. E o Programa Especial do dia seguinte entrevista o cineasta Julio Pecly, cadeirante e negro, que fala sobre o duplo preconceito, também às 19h30.

Já o Sem Censura preparou uma edição exclusiva com o tema “Herança Cultural Africana”, para sexta-feira (19). Leda Nagle vai conversar, a partir das 16h, com o ministro da Igualdade Racial, Eloi Araújo, com o diretor de teatro Márcio Meirellles e com a atriz Janaina Lince, do espetáculo Hair, entre outros convidados.
O programa Paratodos, de sábado (20), também homenageia esse dia, mostrando a produção cultural de quilombolas e o ragga, mistura de hip hop e reggae. A partir de 19h30.
Para encerrar as homenagens, às 21h30 de sábado (20), o Musicograma apresenta um especial com o Poeta do Samba, Luiz Carlos da Vila, compositor que mais celebrou o Dia da Consciência Negra.
Enfim, veja aí o que mais lhe interessa e confira!
É fonte riquíssima de conhecimento!

Ah! E não esqueça de comentar aqui depois, ok?

Um comentário:

  1. Nem sei se vou assistir. Eu sempre esqueço. Agora, por exemplo, eu ia assistir o filme Ao Mestre Com Carinho, mas esqueci. Nem sei se tá passando.
    Além disso, eu sempre tenho algo pra fazer no pc. Mas tudo bem, se eu esquecer esqueci, senão não. Mas não há problema. O Youtube tá aí pra isso!


    Frederico Barbosa Barreto - 2004

    ResponderExcluir