Afro-simpatizantes:

sábado, 20 de novembro de 2010

Diversão e desafio!

--> Diversão:
Vejam que interessante esta letra (e o ritmo também!) de um grupo mineiro chamado Berimbrown.

Infelizmente, aqui no Brasil são ainda pouco conhecidos, mas lá fora... fazem o maior sucesso. Vejam como são as coisas!
Então, que tal conhecer uma musiquinha interessante (e que tem tudo a ver com o dia de hoje) chamada "Black Brother - 20 do 11"? Os autores da composição são: Mestre Negoativo e Alexandre Cardoso.

"Meus ancestrais
trazidos em navios negreiros
muitos morreram de banzo antes de aqui chegar.
A boca secava de sede,
caíram no samba para a dor passar.
Criaram uma luta nas matas e debaixo do nariz do feitor
dançavam prá disfarçar.
Batuque, São Bento Grande, Santa Maria,
São Bento pequeno, Iúna, Cavalaria.
É bom e tenho o prazer de dizer sou Afro-brasileiro,
nossa cultura se expande pelo mundo inteiro.
Tem até europeu tocando berimbau e pandeiro.
Do mundo do açúcar a computadores,
toca-disco, fax, celular,
rádio de pilha, desemprego.
Me mande um e-mail prá gente se comunicar
Do mundo do açúcar a computadores,
toca disco, fax, celular,
rádio de pilha, desemprego.
Me mande um e-mail prá gente se aquílombar!
Hei, black brother:
Levante e lute,
na moral!


Hei, black brother:
Se ligue e lute, na moral!


E ai Domingo Jorge Velho qual é a sua?
O quilombo permanece vivo e a luta continua.
Na ditadura grandes mestres foram exilados.
Seu Rui Barbosa cadê os livros da História que foram queimados?
Na minha cidade 21 de abril é feriado
e 20 de novembro mal é lembrado."

Fica mais legal ouvir a música com seu ritmo todo especial. Então, se quiserem, vejam a apresentação do grupo aqui no youtube:



--> Desafio:
Quem saberia explicar Domingos Jorge Velho e Rui Barbosa na letra da música?
Respostas certas (comentários) valem um ponto extra na média do 4º bimestre!
Ah! Até 30/11/2010, ok?

24 comentários:

  1. Domingos Jorge Velho era um bandeirante, e ele era um dos encarregados de destruir o Quilombo dos Palmares. Domingos perseguia índios e negros na época em que viveu. O Quilombo foi destruído, porém a sua alma está viva e a luta ainda continua, como diz a música.Já Rui Barbosa, que era uma das pessoas que apoiavam a abolição da escravidão, foi Ministro da Fazenda do governo de Deodoro da Fonseca, quando já havia sido abolido a escravidão e no seu mandato, mandou queimar todos os livros dos registros dos escravos negros do Brasil, para apagar todo esse momento ruim da história do Brasil. Alguns acreditam que ele também buscava fazer com que todas as pessoas que possuíam um escravo não fossem "reembolsados" dos "prejuízos" de não terem mais escravos. Foi um grande brasileiro que lutou por direitos iguais para todos e citado na música.

    Rodrigo dos Santos Ferreira - 28 - 1003

    ResponderExcluir
  2. Domingos Jorge Velho foi o comandante da expedição que destruiu o quilombo dos Palmares e é considerado um dos bandeirantes mais ativos do período de perseguição aos índios brasileiros, especialmente na região nordeste do país.
    Rui Barbosa era Ministro da Fazenda e em 1890 ele mandou destruir tudo que era referente à escravidão. Isso aconteceu para preservar os cofres públicos de um contra-ataque dos antigos senhores de escravos, querendo indenização por perdas causadas pela Lei Áurea (na verdade era uma "manobra" para deixar os senhores de escravos "a ver navios").



    Nome:Gabriela Bueno
    Turma:1004

    ResponderExcluir
  3. Oiiiiiiii Ana!
    Amei o "NAVE AFRICANA" srrsrs...Ficou muito bom!!!
    Parabéns querida, por ser tão caprichada!!!

    Fique com Deus!

    Beeeeeeeeeeeeeeeijokas

    ResponderExcluir
  4. É porque ele foi um bandeirante famoso entre os séculos XVII e XVIII, e ele perseguia os índios, o pessoal daqui do Brasil, mesmo ele sendo brasileiro. Foi ele quem assinou com o governador do momento as condições para atacar o Quilombo dos Palmares.


    Frederico Barbosa Barreto - 2004

    ResponderExcluir
  5. Domingos Jorge Velho era um bandeirante, e ele era um dos encarregados de destruir o Quilombo dos Palmares,e ele perseguia os índios, o pessoal daqui do Brasil.
    Rui Barbosa,era uma das pessoas que apoiavam a abolição da escravidão, foi Ministro da Fazenda do governo de Deodoro da Fonseca.Mandou queimar todos os livros dos registros dos escravos negros do Brasil, para apagar todo esse momento ruim da história do Brasil.

    ResponderExcluir
  6. Bom, a relação entre eles era de que Domingos, era uma pessoa que era digamos a favor da escravidão, ele perseguia os índios da sua época, era um bandeirante e Rui Barbosa era a favor da abulição da escravatura, querendo a igualdade entre as raças, ele foi ministro (depois da escravidão abolida) e mandou queimar os livros que se tratavam dos registros de escravos no País.

    Acho q é isso rsrs

    Kaique Miguez / 1003

    ResponderExcluir
  7. Na música, eles citam os dois lados dessa história... O Domingos, que representa o lado que perseguia os negros, já que foi ele quem destruiu o Quilombo. Eles citam que essa "conquista" dele, não adiantou de nada, porque apesar de ter destruído o Quilombo fisicamente ele não conseguiu acabar com a luta daquele povo, com sua esperança de ter liberdade e respeito e tudo o que o Quilombo representava. Até hoje esses sentimentos vivem.
    E há também Rui Barbosa... a atitude dele pode ter sido um ato de revolta pela situação que os negros viviam antes da abolição (como eu prefiro pensar) ou apenas um ato ambicioso de corrupção, (como alguns especialistas afirmam). O fato é que ele queimou os livros de registros dos negros, alegando estar apagando a vergonha que foi a escravidão da história do país. Se foi por isso, nós agradecemos a intenção, apesar de não ter ajudado muito. Até acho que é importante sabermos sobre essa história, pra termos a noção de que foi com o suor desse povo que o Brasil foi se tornando o que é hoje. Não acho justo fingirmos que isso nunca aconteceu... temos que saber o que houve, que foi uma péssima época da nossa história e temos que firmar que isso nunca mais vai se repetir. Apesar dessa justificativa, há quem diga que ele apenas queria não ter de ressarcir os ex-senhores de escravos pelo prejuízo que a abolição causou, como estava previsto pela lei. ( Se bem que essa seria uma atitude legal também... pra quê pagar a eles se eles foram tão cruéis e ambiciosos, escravizando seres humanos apenas em busca de poder e dinheiro? Tinham é que dar esse dinheiro aos negros!)

    ResponderExcluir
  8. Domingos Jorge Velho era um caçador de índios e negros e foi quem destruiu o quilombo dos palmares que foi um dos grandes lutadores pela liberdade negra e apesar de sua derrota continua vivo no sentimento de liberdade e na musica e como se ele perguntasse o porquê disso
    Já Rui Barbosa foi com intensão de apagar a triste historia negra do nosso pais, e alguns especialistas disseram que seu ato foi praticado para evitar uma indenização proposta pelos ex-donos dos escravos

    Gabriel Renan N:5 T:1003

    ResponderExcluir
  9. Bianca, acho que Rui Barbosa sabia que esse sentimento e essa história com relação aos negros, mesmo se esses papéis fossem destruídos, não sairiam da cabeça do povo, que veio sofrendo durante anos. Além disso, muitos outros registros haviam sido feitos daquela época. Para mim, foi uma atitude realmente para não ressarcir esse povo que escravizava as pessoas, foi uma bela atitude dele.

    Rodrigo dos Santos Ferreira - 28 - 1003

    ResponderExcluir
  10. A música trata de 2 lados vividos nesta história, o de Domingos Jorge Velho que foi um dos maiores bandeirantes, quee tinha com função perseguir indios e foi ele quem se tratou de destruir o Quilombo dos Palmares. A música utiliza isto falando que não adiantou a destruição do Quilombo porque isso não acabou com a esperanas negra de sua liberdade.

    E o Rui Barbosa que foi deputado e ministro da Fazenda e foi ele quem deu a ordem para destruir tudo que tinha como origem ou referencia a escravidão. Com intenção de apagar esse momento horrivel da História Brasileira.

    Marcelly Libanio - 1004

    ResponderExcluir
  11. Bem, esse desafio é interessante. No caso, a música mostrou 2 lados de toda essa história.

    O de Rui Barbosa, que foi deputado/ministro da Fazendo. Foi ele que ordenou a destruição de tudo que tinha como origem ou algo a ver com a escravidão, pra acabar com tudo relacionado a esse momento horrível da História do Brasil.

    Já Domingos Jorge Velho foi um grande bandeirante que perseguia os índios e negros da sua época. Foi ele que destruiu o Quilombo dos Palmares.

    A música mostra que de nada adiantou a destruição do Quilombo, porque nada disso acabou com as esperanças do povo negro pela sua liberdade.

    Enfim, muito interessante o grupo, além do que a música é super maneira, to com ela na cabeça, hehe.


    Pedro Henrique G Galdino - Nº 26
    Turma: 1003

    ResponderExcluir
  12. A música está tipo que repreendendo Domingos Jorge Velho por ele ter sido comandante da expedição que destruiu o quilombo dos Palmares.
    E quanto a Rui Barbosa, ele foi um grande escritor, autor de várias grandes obras. Mas como ele diz na letra, ficou na memória, já foram "queimados".

    Nome: Renata Lioi Nº: 25 Turma: 2001

    beijinhos profe :*

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Na letra da música que cita sobre Domingos Jorge e fala que o quilombo permanece vivo e a luta continua ele com isso quis lembrar que o Domingos Jorge perseguia os negros e índios e que ele foi a pessoa encarregada de atacar o Quilombo dos Palmares.
    Já o Ruy barbosa ele mandou destruir todos os livros dos registros dos escravos negros do Brasil, mas ele só mandou fazer isso quando a escravidão foi abolida, e essa parte é lembrada quando ele pergunta aonde estão os livros da História que foram queimados. Alguns especialistas afirmam que Ruy Barbosa Fez este ato como forma de se livrar de eventuais indenizações dos antigos proprietários de escravos.

    Nome:Sabrina do Nascimento
    Nº:38
    Turma:1004

    ResponderExcluir
  15. Domingos Jorge Velho foi o responsavel por destruir o Quilombo dos Palmares. Ele foi um grande bandeirante que perseguia os negros da sua época.
    Já Rui Barbosa, foi um deputado. Ele ordenou a destruição de tudo que era relacionado a escravidão.

    Nome: Kennede Junior - 16
    Turma:1003

    ResponderExcluir
  16. Este é um desafio muito interessante, trata de um tema muito legal e muito rico em informações. A música apresentada é ótima para nos mostrar um pouco mais sobre os dois lados desse fato.

    A parte que conta sobre Ruy Barbosa mostra que ele ordenou a destruição de tudo que estava relacionado à escravidão, que ligava a isso ou fazia lembrar deste momento terrível da História.

    Por outro lado, Domingos Jorge Velho foi um Bandeirante importante da História, que por sua vez perseguia os negros e índios da época. Um exemplo foi a destruição do Quilombo dos Palmares. Porém, nada disso influenciou para que os que lutavam por um país melhor abaixassem a cabeça e desistissem do Sonho de Liberdade.

    João Gabriel da Costa (9)
    Turma: 1003

    ResponderExcluir
  17. Domingos jorge velho foi Bandeirante, que era quem perseguia índios e negros, e foi o responsavel por atacar e destruir quilombo dos palmares.

    Rui Barbosa foi o responsavel pela queima dos papeis de registro da escravidão.

    Luana Almeida - 1004

    ResponderExcluir
  18. Domingos Jorge Velho, era um bandeirante que perseguia os negros , tanto que destruiu o Quilombo, e ligando o fato a música foi em vão, já que os negros não pararam de lutar por seus objetivos. Domingos Jorge Velho também ficou famoso por perseguir os índios .
    Já Ruy Barbosa queria que o período de sofrimento que foi o da escravidão, fosse deletado, e para isso deu um jeito de que tudo que estivesse ligado a ela desaparecesse .

    Caciane Almeida - 1004

    ResponderExcluir
  19. A música tenta expressar os dois lados deste acontecimento sendo representados por Ruy Barbosa e Domingos Jorge Velho.

    A parte que conta sobre Ruy Barbosa diz uqe mandou queimar os Livros de Matrículas de escravos existentes nos cartórios das comarcas e registros de posse e movimentação patrimonial envolvendo todos os Escravos.

    Já Domingos Jorge Velho foi um dos maiores bandeirantes do Brasil. Ele assinou com o governador João da Cunha Souto Maior as condições para atacar o quilombo dos Palmares.

    Vinícius Teixeira - 31
    Turma:1003

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito da música e achei muito interessante.
    Na letra diz que o quilombo permanece vivo e a luta continua, o que faz lembrar que Domingos Jorge foi um bandeirante que perseguia índios e negros, e assim destruiu Quilombo dos Palmares.
    Já o Rui Barbosa foi o responsável por destruir tudo o que era relacionado a escravidão e na letra diz ''Seu Rui Barbosa cadê os livros da História que foram queimados?'' .
    Essa é a explicação !

    Laissa Menezes
    37
    1004

    ResponderExcluir
  21. Ruy Barbosa - Foi ministro de fazenda no governo de Deodoro da Fonseca e era a favor da abolição da escravidão e para tentar apagar a esse triste episodio da historia do Brasil, mandou queimar todos os livros com registros dos negros escravos.
    Domingos Jorge Velho - Foi um bandeirante que caçava índios e negros, mas ficou conhecido por ser encarregado de destruir o quilombo dos palmares.

    Stephane Soares Nº: 22
    Turma: 1004

    ResponderExcluir
  22. Domingos Jorge foi um dos maiores bandeirantes do Brasil, perseguia índios e negros e ficou responsável por atacar Quilombo dos Palmares, mas não foi por causa disso que os negros desistiram de sua liberdade, e na música deixa bem claro que a luta continua e que o quilombo permanece vivo.
    E Rui Barbosa foi responsável por apagar os registros dos negros alegando que não queria deixar as manchas da escravidão no passado da história.

    Vynicius Morais
    28
    1004

    ResponderExcluir
  23. Domingos Jorge Velho - Foi o bandeirante responsável por destruir o Quilombo dos Palmares, porem não teve muito sucesso, pois os negros continuaram com sua luta, e é o q a musica diz.
    Ruy Barbosa – Também conhecido como “Águia de Haia”, foi uma das pessoas a favor da abolição da escravidão no Brasil e, para tentar “esconder” os vestígios da escravidão, mandou queimar todos os registros de negros escravos.

    Gabriel da Hora Nº: 07
    Turma: 1004

    ResponderExcluir
  24. Ah, sim. Esqueci do Ruy Barbosa. Foi ele quem mandou queimar os papéis que registravam os escravos, pra que "donos" não fossem indenizados por causa da lei Áurea, e tal, também tornando-se uma importante personagem da época.


    Frederico Barbosa Barreto - 2004

    ResponderExcluir