Afro-simpatizantes:

sábado, 13 de novembro de 2010

Cabelo: Identidade e diversidade.

"É muito fácil encontrar quem não esteja satisfeito com seu cabelo. Assim como as roupas e o modo de ser, o cabelo também faz parte da identidade de cada um, refletindo a sua cultura, a sua história de vida.
Duro, bombril, ruim, pixaim. Esses são alguns dos adjetivos usados para se referir ao cabelo crespo dos negros na linguagem popular. Seja no caso de homens ou mulheres, negros ou brancos, o cabelo crespo é geralmente rejeitado.
Ao longo dos anos, a atitude de quem tem cabelos crespos foi a mudança para o cabelo alisado, um visual que se aproxima do padrão delimitado pela sociedade. Para muitos negros, porém, assumir seus cabelos ao natural, sem intervenção química, tornou-se uma forma de manifestar seu sentimento de identidade, o que se liga diretamente às suas raízes africanas.
Foi desse modo que, na década de 1960, o visual black power influenciou os jovens a não cortar os cabelos, aceitando, assim, suas características de origem. Com a explosão das músicas de Bob Marley na década de 1970, cabelos rastafáris também passaram a fazer parte da cultura negra que cantava a liberdade e valorizava a cultura afro.
Muitos estilos foram criados a partir de penteados que marcam as características culturais de negritude: black power, dreadlocks, tranças, canecalons, etc.
Atualmente, jovens de todas as tribos, sejam negros ou não, têm assumido os mais diferentes visuais, abrindo caminho para a diversidade no meio em que vivem."
(texto extraído do livro A COR DO PRECONCEITO, de Carmen Lúcia Campos, Sueli Carneiro e Vera Vilhena, Editora Ática - fotos: divulgação/internet)

17 comentários:

  1. Prefiro os penteados normais, sem muito o que chamar a atenção, como esses enfeites da última foto. E aquele penteado estilo Bob Marley dá muito piolho. Fontes me disseram que estes bichinhos podem, em grande quantidade, perfurar a cabeça e causar danos até no cérebro, ou infecções. Sei lá, né. Pode ser verdade.


    Frederico Barbosa Barreto - 2004

    ResponderExcluir
  2. eu adoro esses tipos de penteados apesar de ate hoje nao ter tido coragem pra fazer no meu. mas acho muito lindo e marcante na indentidade visual africana

    ResponderExcluir
  3. Adoro chamar e quem chama a atenção, sempre quis fazer dread, mas minha namorada não deixa :'(. Enfim, já usei black power mas fica muito feio =(. O post é bem legal e é isso ai, temos que assumir nossas identidades!

    George Leal Lucena Alves // Turma: 1004

    ResponderExcluir
  4. eu sou uma que troquei meu cabelo cacheado por liso, mas o motivo principal foi preguiça, pois o cabelo crespo é muito mais difícil de cuidar e exige muito mais atenção
    porem é importante as pessoas vem a beleza fora do estereótipo tbm e isso é bem exposto nesse visual que valoriza ainda mais uma cultura tão rica como a africana
    Bruna Thais Santos nº 8
    Turma: 2002

    ResponderExcluir
  5. Acho bonito e interessante pelo lado cultural.
    Eu tenho cabelo crespo e realmente dá muito trabalho mante-lo bonito naturalmente, por isso não dispenso a chapinha.

    Jéssica Batista - 2004

    ResponderExcluir
  6. Serio, eu acho super legal, minha vontade de verdade é encher meu cabelo "dread". Ainda farei.

    Nome: Raphael Bueno
    Turma: 2003 Nº 34

    ResponderExcluir
  7. É Bruna eu sou uma que optei pelo liso.
    é e foi por preguiça também.
    Cabelos crespos,ondulados, encaracolados e etc. exigem muuuito mais atenção.
    eu acho muito maneiro dread, mas nos outros. SHAHSHA * não faz meu estilo*
    As pessoas deveriam definir seu estilo ( tanto de roupa quanto de cabelo) pelo o que elas gostam e se sentem bem , não pela moda.
    Moda é uma coisa que passa.
    e também tem certas pessoas que querem ter um estilo que não lhe cai bem.

    T:2002 n°:05

    ResponderExcluir
  8. Dread eu acho show mas se um dia vc quizer tirar perde todo o cabelo mais acho legal quem tem dread :D

    Vinicius Paulo T:2003

    ResponderExcluir
  9. Se as pessoas andassem com seus cabelos ao natural, aceitando as diferenças e não querendo ser como a sociedade disse que devemos ser, o mundo seria melhor, as pessoas seriam mais felizes e teriam até menos trabalho e menos gastos rsrs

    Amanda Medeiros 2003

    ResponderExcluir
  10. Cada vez mais vejo negras com o cabelo natural, acho muito mais bonito =]. Sempre quis fazer dreadlocks mas minha mãe não deixa =/

    Henrique de Vasconcellos T: 1003

    ResponderExcluir
  11. Acredito que as pessoa que assumem seus cabelos cacheados e cheios tem muita personalidade. Pois, querendo ou não, elas acabando divergindo do que foi imposto pela sociedade. E tudo aquilo que é diferente chama muita atenção. O que pode ser bom ou ruim, depende de como a pessoa ira reagir diante de tudo isso.
    Júlia Cezar nº17 Turma:2002

    ResponderExcluir
  12. Esses penteados são bem fortes e marcantes, eu acho bem legal quando vejo alguém de dread na rua eu fico olhando e admirando o cabelo. =D
    Tem que ter muita personalidade pra poder usar um corte desse tipo.

    Thiago Santos Nº: 30
    turma: 2001

    ResponderExcluir
  13. ão me impoto muito com a forma da pessoa usar o seu cabelo, ela pode ser negra e ter um cabelo liso, por que não? desde que ela se sinta bem e a vontade não há nada que a impessa, o importante é ela gostar. ela pode gostar do seu cabelo cheio de tranças, como os de origem ou optar pelo mais cacheado. depende do gosto da pessoa, mas eu acho muito bonito os cabelos bem cacheadinhos e um pouco cheios, sabe? aumenta o carisma da pessoa, eu acho. ela passa ser mais feliz


    cissa 2004

    ResponderExcluir
  14. Thamara Collares
    Turma: 1003 N°:33

    Acho lindo penteados bem naturais, deixando mesmo a sua verdadeira identidade afro. Sempre quis fazer, mas tenho medo de não ficar legal em mim. Porém, fico babando quando passam aquelas negras, lendas, com as tranças nagô, cheio de desenho... Ai cara, meu sonho fazer isso. Um dia, tomarei coragem e vou fazer. Enfim, essa matéria é mesmo bem interessante.

    ResponderExcluir
  15. Interessante que agora não tem mais preconceito com isso. Jovens brancos de rastafari e pretos de cabelo liso. Liberou geral. lol

    Karen Araujo nº 16 Turma: 2001

    ResponderExcluir
  16. Mayara Coelho da turma 20037 de dezembro de 2010 às 21:34

    Realmente professora, o cabelo é um dos diversos recursos que nós temos para demonstrar a nossa identidade, muitas pessoas não estão satisfeitas com o seu cabelo.
    Mas, as influências africanas, estão presentes nos Dreadlocks, nas tranças, entre outros.
    O que vale é se sentir bem.

    Nome: Mayara Coelho Turma: 2003

    ResponderExcluir
  17. Ola dou Jr. borges faço parete do renajune.blogspot.com gostariamos que vc fizesse parta da nossa rede, se tiver interesse entre em contato conosco atraves do dalua_b@hotmail.com

    ResponderExcluir