Afro-simpatizantes:

sábado, 13 de novembro de 2010

Linda e rara!

Parece a Barbie? Pois é ela mesma. Em versão afro, claro!
Interessante, não? Pena ser raríssima no mercado. Quando encontrada, o preço fica em torno de R$ 800,00!
Linda, esta Barbie Mbila em quase nada se assemelha à primeira versão afro da boneca. Criada em 1967, Cristie era, na verdade, uma das "amigas" da Barbie e, por ser feita a partir da mesma forma, apresentava traços finos e cabelos lisos como os da Barbie original (veja foto abaixo).
Após duras críticas, em 1968, finalmente, a Mattel apresentou a nova Cristie, agora com características faciais negras de verdade. Desde então, foram vários os modelos afro apresentados ao mercado.
E já que o assunto é diversidade, por que não citar as versões muçulmana, chinesa, indígena... Tem até uma versão "cadeirante" da boneca. Veja só:

Demais, não acham? Ponto pra Mattel!!!

36 comentários:

  1. Legal, tem Barbie de todo tipo. O importante é a diversão das crianças.


    Frederico Barbosa Barreto - 2004

    ResponderExcluir
  2. Isso é importante pois as crianças nao prestam muita atenção preconceito , além de ter uma grande mudança, não era mais só as bonecas retratando pessoas brancas somente, só nisso ja se ve uma grande mudança de pensamento,tem também a cadeirante mostrando que não é só o racismo que está sendo combatido mas até outros tipos de preconceito.

    Bruno Leonardo dos Santos Nobrega - 1004

    ResponderExcluir
  3. eu achei muito legal e importante nao so pra gente neh mas tambem pra empresa que ira fabricar essas bonecas porque é muito chato no mundo de diversidades culturais e raciais em que vivemos, quando chegarmos em uma loja para comprar um presente para alguem so ver bonecas brancas. vai ser bom pra empresa pois vai tirar dela esse ar de preconceito e pode ate ajudar a estimular a outras empresas a tambem produzirem esses tipos de bonecas.. achei muito boa essa ideia alem de ser linda, ate melhor que a branca

    ResponderExcluir
  4. Eu já conhecia essa coleção de Barbies de países diferentes. Acho todas elas muito lindas - minha mãe queria ter todas. Eu só não conhecia essa Barbie versão cadeirante. Não deve ser fácil de chá-la no Brasil, mas a iniciativa é boa. É visível que escritores e empresas de brinquedos estejam começando um processo de inclusão em seus produtos. Até mesmo Maurício de Souza tem feito isso (tem até uma personagem cega e um cadeirante). Talvez, começando com coisas de criança, a juventude futura seja menos proconceituosa.

    ResponderExcluir
  5. Isso foi realmente uma ótima iniciativa da Mattel, porque começando a educar as crianças sem preconceitos desde pequenas já preparam elas pra uma vida até melhor do que agente vive hoje. Normalmente as crianças principalmente meninas tem bonecas e na maioria das vezes elas tem amigas de acordo com as bonecas delas, elas simplesmente comparam a cor e jeitos das bonecas, por isso vemos em filmes que sempre amigas de gente rica são magras, brancas e etc. começando uma coisa assim com bonecas negras, cadeirantes,cegas e com outros problemas já é uma educação diferente.

    Matheus Marins Meireles - 1003

    ResponderExcluir
  6. Eu como uma grande fã da Barbie há muito tempo, achei muito legal a idéia da Mattel. Era muito difícil achar uma boneca que não fosse loira, olhos azuis e branca, tudo bem que esse é o sinônimo da Barbie ainda, mas quando achava uma que era diferente desse padrão era muito caro. De fato as bonecas saindo desse padrão educa as mais as crianças. Era muito chato e uma grande vontade para mim ter uma boneca morena, pois com a Barbie parecia que eu era diferente.

    Ana Carolina F. Nery 1003

    ResponderExcluir
  7. Nooooooooooooooossa, que lindaas! Sempre gostei de Barbie, e tem uma coisa em que eu nunca havia reparado não há muitas barbies negras, existem muitoooos modelos de brabies branquinhas, loirinhas, cabelo lisinho e tal. São rarissimas as barbies negras, de cabelo crespo .. E nos filmes da barbie quase não vemos bonecas negras..
    A cadeirante é mega legal, mas pode ver que não existem muitas, porque a maioria das pessoas como eu não sabiam que existe. E a barbie Gordinhaaa ? as barbies sempre no mesmo padrão de corpo, sempre magrinhas e perfeitinhas, como se só esse padrão fosse bonito, o que ta mega errado. Legal as bonecas, e a iniciativa, mas aindaa tem muitoo que melhorar.
    Bjs Professora :*

    Luana Almeida - 1004

    ResponderExcluir
  8. Nossas, elas são tão bonitas, mas até do que a Barbie loira e sem graça que as pessoas já até enjoaram.
    Uma pena não terem investido mais na idéia, e serem tão raras.
    E o mais legais são os trajes, que também são típicos das culturas.

    Bruna Thais Santos nº 8
    Turma: 2002

    ResponderExcluir
  9. Sempre gostei muito de Barbie, porém nunca percebi que não haviam barbies negras nas lojas, assim como muitas outras bonecas. Elas são lindas, e poderia haver mais delas,até porque mesmo a barbie sendo belissima se tirar a roupinha são todas identicas

    Jéssica Batista - 2004

    ResponderExcluir
  10. Além de serem muito bonitas, essas bonecas quebram um pouco a grande barreira do preconceito, a ideia poderia ser levada mais adiante.

    Caroline Lira - 2004

    ResponderExcluir
  11. Super importante para a conscientização das crianças, para que desde pequenas entendam que todos somos iguais e temos os mesmos direitos!

    Lilian - 2004.

    ResponderExcluir
  12. Realmente, a forma mais divertida e mais sensata de ensinar a uma criança que todos nós somos iguais.

    Nome: Raphael Bueno
    Turma: 2003 N° 34

    ResponderExcluir
  13. Adorei, achei muito lindas ! E nunca tinha percebido que existia Barbies negras, e de tantas culturas, pena que são raríssimas, por que eu achei uma iniciativa muito boa para crianças, para aprender desde cedo que não existe diferenças entre o ser humano e todos temos o mesmo direito.

    Délis Silva
    Turma: 1003

    ResponderExcluir
  14. É de atitudes assim que esperamos das pessoas e mesmo de empresas. Tudo bem que nada tira o lugar da Barbie loira, mas já é um começo.


    Paloma Guenes, 2003

    ResponderExcluir
  15. Eu achei muito legal ter várias versões da bonecas Barbie e eu não sabia que existia uma boneca Barbie cadeirante.
    Achei muito legal o que a Mattel faz com as versões da boneca em relação as diferentes culturas de cada país e em minha opinião eles começaram um processo de inclusão, mas como a maioria de todas as iniciativas ainda existem muitas coisas a pensar e a melhorar.

    OBS.:Achei todas muito fofas *-*


    Nome:Sabrina do Nascimento
    Nº:38
    Turma:1004

    ResponderExcluir
  16. Mayara Coelho da turma 200330 de novembro de 2010 às 20:40

    Muito interessante, eu já tinha ouvido e visto sobre uma versão da Barbie negra, e como a senhora disse é raríssima no mercado e possui alto preço. Mas não sabia que existia a indígena, a muçulmana, cadeirante e chinesa, a empresa poderia divulgar de forma que todos tomassem conhecimento de sua criação.Talvez essas bonecas circulando pelo mercado possam influenciar na diminuição da discriminação com o diferente.

    Nome: Mayara Coelho Turma: 2003

    ResponderExcluir
  17. Muito legal!!!
    Fim ao preconceito! Todos devem ser vistos e tratados da mesma forma. No caso de um cadeirante, ou qualquer tipo de deficiente físico, é muito difícil não notar sua deficiência. Porém, muito fácil esquecê-la, quando na pessoa estão presentes características que se sobressaem.
    O pré-conceito nos engana muito, já que uma pessoa julgada por muitos como normal (sem qualquer deficiência física), muitas das vezes possui defeitos não visíveis a primeira vista, muito piores que as mesmas deficiências perceptíveis num primeiro olhar.
    André Seabra
    N°3 2002

    ResponderExcluir
  18. WOW!
    essa é nova pra mim!
    eu nem sabia da primeira versão da Barbie negra! 0.0
    É ótimo que uma empresa tão grande e com tanta influencia sobre as crianças tenha essa iniciativa de fazer brinquedos com as diferenças étnicas e físicas.
    Desde pequenininho aprendendo que ser diferente é normal. ;P

    T:2002 n°:05

    ResponderExcluir
  19. Eu achei muito legal a parte da valorização de uma boneca negra que dizer que e otima e tudo que e bom e raro.

    Vinicius Paulo T:2003

    ResponderExcluir
  20. Muito legal! Essas pequenas coisas fazem toda a diferença na contrução de uma sociedade não-preconceituosa. Digo isso não só pela Barbie Negra, mas também pelas Barbies de outras etnias e até mesmo a portadora de deficiência física. Os "padrões" começam a ser retirados a partir do momento que um produto mundialmente famoso começa a variar, quebrando essa ideia de padrão.
    Vale destacar que a Barbie é um produto direcionado ao público infantil, e vendendo essa diversidade cultural, as crianças podem crescer com essa ideia na cabeça.

    Amanda Medeiros 2003

    ResponderExcluir
  21. *construção (erro de digitação)

    ResponderExcluir
  22. Achei bem legal a barbie afro, é um ponto interessante para se avaliar na batalha do dia-a-dia contra o preconceito. Porém devemos pensar também que pode ser um certo tipo de ofensa dependendo do modo em que ela é divulgada. Vou contar um rápido exemplo que eu testemunhei na rua do meu tio Franklin: Um vizinho negro do meu tio Franklin, estava comentando com o outro vizinho, o Verçosa sobre a chance deles que tinham aumentado por causa do sistema de cotas. Então o Verçosa disse: "_Acho legal, pelo menos pensam nesse povo de vez em quanto." E o negro interpretando de uma forma maudosa começou uma discursão no meio da rua. Mas em minha opnião é uma excelente iniciativa.
    e lembrem-se sempre, sempre tem mais no blog.

    Luiz Fernando Alves
    T: 2002

    ResponderExcluir
  23. A cada dia que se passa eu vejo mais bonecas negras serem vendidas em lojas, e as crianças as adoram. Isso é muito importante, é uma maneira de quebrar o preconceito de que as bonecas só são brancas e as únicas que "prestam" são as brancas. O problema é que essas ideias não podem ser somente de uma empresa ou outra, e sim de todas.

    Rodrigo dos Santos Ferreira - 28 - 1003

    ResponderExcluir
  24. ADOOOREEEI ESSAS BARBIES ASUHUHASUHSA. Cara mesmo sendo só uma boneca se tornou um ícone ou seja, a ponto de fazer tais versões talvez mostre que está havendo mais respeito e interação entre diferentes minorias e o grande público. Palmas.

    Raphael Costa, nº 23 - Turma 2001

    ResponderExcluir
  25. Nossa muito legal essa diversidade de barbies ... mas parando pra pensar isso tbm não seria um tipo de preconceito? Mas enfim eu gstei muito e ache todas lindas !

    Ana Carolina nº5 T:2004

    ResponderExcluir
  26. ain.. lindas demais , super interessante por que eu não sabia que havia outros tipos de Barbie . Tem uma ali que parece comigo, rs.
    Discorde de você Ana, acho que a Barbie é uma boneca que conquistou o mundo desde de 1967 e continua super em alta. Então nada mais inteligente do que adapta-las aos países que as consomem

    Viliani Felipe T: 2004 Nº 36

    ResponderExcluir
  27. Nossa que legal!!
    Achei tão bonitinhas!
    Nossa, se não fosse esse post eu nunca saberia que existiu ou ainda existe uma boneca estilo Barbie com cadeira de rodas, afro, chinesa, indígena, muçulmana, ...
    O que na minha opinião é muito bom, pois desde pequenas podemos acostumar as crianças a integrarem as pessoas que tem algum tipo de diferença (a mínima que seja, pois todos temos uma ou muito mais) na sociedade.

    Larissa de Faria Abrahão n° 17

    ResponderExcluir
  28. que legal, nunca tinha visto uma barbie cadeirante, e olha que eu brincava muito de barbie quando era criança, mas nunca tive uma africana :/

    eu gostei da barbie africana, eu vi uma vez na tv uma senhora que tinha uma coleção de barbies, e ela pagava muito caro pra costureiras profissionais confeccionarem roupas exclusivas para suas bonecas de acordo com elas proprias, tipo pra boneca oriental, fazia uma roupa oriental e assim por diante... eu achei muito diferente, mais eu adoro essas mainias do ser humano de gostar tanto de uma determinada coisa, seja ela um objeto, uma banda e etc pra colecionar, ou ir muito ao show etc.


    cissa 2004

    ResponderExcluir
  29. Isso foi uma sacada e tanto da Mattel, pois as crianças (em sua maioria) não possuem tanto preconceito em sua mente, e com essa iniciativa, vai gerando desde já um pensamento nas crianças, o pensamento de que nao importa se sou negro ou branco, importa que somos todos iguais independende de qualquer caracteristica fisica.
    Além de tudo, deve ter aumentado as vendas, pois é uma novidade.

    ResponderExcluir
  30. Isso foi uma sacada e tanto da Mattel, pois as crianças (em sua maioria) não possuem tanto preconceito em sua mente, e com essa iniciativa, vai gerando desde já um pensamento nas crianças, o pensamento de que nao importa se sou negro ou branco, importa que somos todos iguais independende de qualquer caracteristica fisica.
    Além de tudo, deve ter aumentado as vendas, pois é uma novidade.

    Nome: Kennede Junior - 16
    Turma:1003

    ResponderExcluir
  31. Thamara Collares
    Turma: 1033 N°:33

    Velho, que lindas essas bonecas *-* Parabéns pra Mattel. Já estava mesmo cansada de ver as mesmas caras nas Barbie's, como se fosse uma boneca padrão: a maioria loiras, olhos azuis, lindas. Mas, essas que mostram outras características de pessoas é bem mais bonita e interessante.Além de fazer estilos e raças diferentes, ainda fez uma boneca deficiente, bem rara mesmo. Parabéns, novamente para a Mattel. Acho que todas as indústrias de brinquedos deviam tomar a mesma inciativa da Mattel e fazer esses brinquedos, sem nenhum tipo de medo pelo preconceito.

    ResponderExcluir
  32. Acho muito interessante que tenham barbies de estilos e feições diferentes, mostrando todas as culturas e raças.
    Eu já tinha visto barbie negra antes, mas a cadeirante foi novidade.
    É bom que tenham uma boneca na qual a criança possa se identificar, sem se sentir excluída.

    Karen Araujo Turma:2001

    ResponderExcluir
  33. Muito mais interessante que a brega-palito que é a Barbie em si. Essas pelo menos mostram um pouco mais das outras culturas, não uma visão mal-feita que geralmente é feita de outras culturas nos zilhões de lançamentos da Barbie.
    Falou o entendedor de bonecas, né? (rs!)
    Antonio - nº 4
    Turma 2002

    ResponderExcluir
  34. Muito boa essa atitude da Mattel de produzir as Barbies diversificadas. Afinal, saímos dessa de que Barbie é só loira dos olhos claros.Pena que estas Barbies ilustradas são raridades, adoraria tê-las. *-* Acho que não só eu, como muitas crianças (parece até eu sou uma, rs). E é legal também porque de certo modo passaria informações de várias outras culturas.

    Turma: 2003

    ResponderExcluir