Afro-simpatizantes:

sábado, 20 de novembro de 2010

O que dizer?

11 comentários:

  1. Preconceito até nas roupas! '-' Esse desenho é tenso: a moça branca com um belo conjunto e sapato alto enquanto a moça negra utiliza roupas mais simples. Até na aparência: uma loira alta, magra e com cabelo arrumado e a moça negra sendo mais "gordinha" e utilizando chinelos.

    Realmente não entendi porque o autor fez esse desenho. Se ele queria criticar/mostrar o preconceito (bom, de uma forma muito subjetiva) acho que ele acabou errando no objetivo. Agora, se foi com má intenção, fico entristecida por ainda insistirem nesse tipo de coisa. Verdadeira falta de senso.

    Lúcia Lemos 1004

    ResponderExcluir
  2. Que horror, o pior é que tem sim, muita gente ainda com esse mesmo pensamento. Uma coisa que parece absurda, é muito real e presente nos dias atuais, infelizmente o preconceito ainda é muuuuuito grande, existe muita gente que tem o preconceito, e muita gente que tem e não assume que tem. Tem muita gente que acham a mesma coisa do quadrinho ai em cima, e isso não vai acabar da noite pro dia, acho que tem que ter mais projetos de concientizão das pessoas, porque muita gente acha que preconceito tem que acabar mais não faz por onde..
    E eu concordo com a Lucia.

    Luana Almeida - 1004

    ResponderExcluir
  3. Estranho... Eu tinha certeza de ter comentado neste post.
    Mas tudo bem. De qualquer forma, o dia da consciência negra existe. E pelo que eu vi, só tem aqui no Brasil, porque é uma homenagem ao Zumbi dos Palmares. Me pergunto se em outros países existem feriados do tipo.


    Frederico Barbosa Barreto - 2004

    ResponderExcluir
  4. Acho esse desenho ridiculo, a mulher branca fala como se os negros não merecessem esse feriado em sua homenagem, eu discordo e acho q eles merecem sim devido as dificuldades que enfrentaram no passado e ainda enfrentam hoje e pelas coisas que conquistaram apesar disso.

    Bruno Porto T:1004

    ResponderExcluir
  5. Esse desenho só esta, infelizmente, retratando o descaso que as pessoas tem umas contra as outras. No desenho o preconceito esta explicito, tanto quanto a fala da mulher branca, quanto o vestuario das duas. E realmente acho que os negros merecem sim um feriado em sua homenagem, e todos tem que começar a conhecer e respeitar este dia.

    Tatiana Lemos - Turma:1004

    ResponderExcluir
  6. Acho que a nossa cultura já é a de esquecimento de feriados, mas nesse desenho ele está explicito o preconceito da mulher branca. Quem fez esse desenho fez uma crítica um pouco exagerada, mas que serve de alerta para todos.

    Rodrigo Ferreira - 28 - 1003

    ResponderExcluir
  7. Está explicito no desenho que ainda há preconceito. Que fez o desenho usou muito o padrão de quem é preconceituoso e acham que os negros são pobres, têm cabelo cacheado,etc.
    Porque a mulher branca tem que estar bem vestida enguanto a negra não? Porque só a branca têm cabelo liso e loiro, e a negra não? A resposta é simples, esse é o padrão de alguém preconceituoso, não só por raça. Eu admiro muito a história dos negros e esse dia merece ser sempre comemorado.

    ResponderExcluir
  8. Nossa! O pior que tem pessoas que pensam dessa maneira.Mas fica a duvida, o que a Lúcia falou , em relação as roupas , o autor entra em contradição , cometendo uma gafe pondo as roupas e a forma física dos personagens de um modo também preconceituoso , fica a pergunta será que isso fazia parte da crítica ou uma gafe mesmo do autor da charge?
    Paula Herbella - 1004

    ResponderExcluir
  9. O preconceito ainda é uma coisa nmuito presente hoje em dia, e nesse desenho da para perceber isso claramente, e isso é uma coisa muito triste!
    Isabela Caroline
    1003

    ResponderExcluir
  10. A tirinha mostra um exemplo clássico de preconceito começando pelo próprio desenho. É triste saber que esse preconceito ainda existe e que muitas pessoas fazem pouco caso para o que os negros sofreram no passado.

    Karen Araujo Turma:2001

    ResponderExcluir
  11. Preconceito e algo assim que eu acho que ate o fim dos tempos vai existir seja ele de cor,credo seja la o que for pos todos nois de alguma forma temos dificuldades para conviver com as diferenças existentes ao nosso redor. espero que algum dia nos possamos olhar o proximo com mais amor entendendo e aprendendo a conviver com ele seja la como ele for..

    nome: juliana licurgo T:2004

    ResponderExcluir